5 dicas para o corpo definido

A busca do corpo definido virou febre, pois agora não basta apenas ter músculos (muita massa magra) sem forma e definição e para isto as pessoas ‘acreditam’ que tem que emagrecer. NÃO é tão simples assim.

O corpo perfeito deve ser ‘construído’ em partes: a ordem depende de cada indivíduo, mas é basicamente ganhar massa muscular (massa magra) e perder percentual de gordura corporal. São duas etapas, não se faz as duas ao mesmo tempo COM QUALIDADE. Então vamos parar de querer tudo instantâneo que nem mágica. É seu corpo, sua saúde.

Para as definições do músculo ficarem em evidência sob a pele o percentual de gordura deve ser reduzido, pois os músculos ficam abaixo do nosso tecido adiposo. Por isto o conceito de ‘emagrecer’. Mas não é bem assim… Devemos ter uma alimentação correta e bem calculada em todos os macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídios) que ajude apenas a perder o percentual de gordura, pois a massa magra conquistada pode ser perdida se a dieta for visando o emagrecimento cortando certos alimentos, contando calorias e restringindo carboidrato. Abaixo 5 dicas para o corpo definido:

1) Alimentação balanceada e saudável: precisamos, além dos macros, dos micronutrientes (vitaminas e minerais), pois influenciam em nossas funções fisiológicas, síntese de tecidos, neutralização de radicais livres, etc. Se cortamos alimentos ou restringirmos nossas alimentação para, por exemplo: “frango com batata doce” manhã tarde e noite, suplementos ou dietas malucas e jejuns sem acompanhamento podemos comprometer a ingestão desses nutrientes e gerar disfunções ou doenças.  O que fazer? Comer de 3 em 3 horas e ingerir alimentos variados para garantir a absorção de vitaminas e minerais;

2) Ingestão adequada de proteínas: Depois de pensar no geral com uma alimentação balanceada agora vamos focar nas proteínas. São a base para a construção dos tecidos e principalmente do muscular, o objetivo em questão. Seu consumo não se resume em pré e pós-treinos. Sua adequação deve ser em todas as refeições. Cuidado nos excessos que podem gerar de ‘pneuzinhos’ até doenças.

3) Não elimine os carboidratos: como estava falando, os carboidratos não devem ser cortados, pois são importantes para: hipertrofia e também no metabolismo da gordura. O carboidrato deve ser usado nos momentos certos e nas quantidades certas. Um profissional nutricionista poderá ajudar a saber quanto e quando.

4) Controle da ingestão de gorduras: nem toda gordura é ‘do mal’, temos a gordura do abacate, do azeite de oliva extra virgem, etc. Devemos controlar a ingestão das saturadas e evitar a trans.

5) Evite os alimentos processados: vamos esquecer os fast foods, frituras, bebidas, quem é que ainda não sabe que eles fazem mal? Pois é, todo mundo sabe, mas agora a moda são os alimentos industrializados ‘saudáveis’. Será que é certo substituir um prato de comida com alimentos in natura (saladas cruas) e pouco processados (alimentos cozidos ou assados) por um Shake com suplementação industrializada de todos os nutrientes do prato do exemplo? Uma fruta in natura com castanhas por uma barrinha feita deles? Um copo de suco da fruta por sucos em caixinha? Não estou dizendo que não coma, que não consuma, que não ‘presta’, não falo de marcas, mas não se pode ter certeza do que estamos ingerindo, se aquilo será processado e absorvido como deve, se os nutrientes são de qualidade ou vazios (procure por calorias vazias para saber mais sobre), etc. Que tal tentar uma alimentação mais orgânica?

Gosto muito do exemplo desta foto onde temos o mesmo pessoa, com o mesmo peso em ambas fotos, porém a estrutura com corporal diferente. Na primeira foto o tecido adiposo encobre a massa muscular, no outro a massa muscular se sobressai devido o baixo percentual de gordura corporal. Foi devido a mudança de hábitos alimentares.

corpo definido2

Espero que tenham tirado algumas dúvidas e que as 5 dicas para o corpo definido ajudem quem está nessa busca. Lembrando que são dicas válidas no geral, mas cada indivíduo precisa ter uma conduta específica para ele.

Beijos da Nutri

XSLT by CarLake