5 Erros comuns no uso de Suplementos Alimentares

A população pede praticidade e rapidez no dia a dia. Para concluir todos os compromissos a grande maioria viu a solução no Fast Food. Sabemos que esse tipo de comida não é saudável, assim a obesidade e doenças decorrentes de uma má alimentação caíram sobre as pessoas. E qual a fórmula para reverter isso? Comer melhor, saudávelmente e praticar exercícios. Mas as pessoas ESTÃO SEM TEMPO para esperar os resultados. Assim a industria deu seu jeitinho e começou a onda de suplementos onde balançar um pó em uma coqueteleira com um pouco de líquido virou solução para muitos.

A facilidade de compra, blogs e redes sociais ditando os melhores produtos e receitas fez com que a população pensasse que entendiam como usar a suplementação e deixassem a consulta com um profissional especializado para indicar produtos, quantidade e quando consumir como dispensável. Cada indivíduo possui necessidades únicas então precisa do profissional nutricionista para adequar a suplementação, quando ela for necessária. Vários erros são cometidos, aqui vou listar os 5 erros comuns no uso de suplementos alimentares :
  1. Uso de pré-hormonais: são vendidos como um caminho mais fácil para ganho de massa muscular, aumento da libido e redutor de gordura, tudo o que um esteroide anabólico faz, mas sem os efeitos colaterais. ERRADO. Você não terá resultados por conta do produto, terá por conta do exercício físico praticado e usando esses suplementos pode ter SIM efeitos colaterais indesejados.
  2. Queimadores de gordura: você acredita na fada madrinha? E por que acredita nessa pílula milagrosa? Se o milagre fosse comprovado não teríamos a obesidade em destaque no nosso mundo moderno. Muitos possuem substâncias nocivas proibidas pela ANVISA no Brasil. Também apresentam substâncias que alteram os hormônios, principalmente o da tireóide, e isto pode desregular seu metabolismo, por exemplo: uma pessoa de metabolismo normal, mas sofrendo com o peso exclusivamente pela má alimentação pode tomar este suplemento e ganhar um metabolismo lento e continuar com a má alimentação… você já pode imaginar o que vai acontecer não é? Alguns auxiliam na perda de peso, mas APENAS quando se tem uma dieta regrada e prática de exercícios físicos. Então CUIDADO! Acredite na reeducação alimentar e foco no treino, estes sim trazem resultados reais e para sempre!
  3. Preço é qualidade? Muitos classificam os suplementos pelo preço achando que quando é caro é o melhor. Não é assim que classifica. Existem suplementos com o preço acessível que trazem grandes resultados além de, como disse antes, cada organismo é único, também devemos levar isto em conta na hora da compra.
  4. Dependência dos suplementos pré-treino: prometem dar energia para a realização do treino. E de acordo com as substâncias presentes neles (cafeína, arginina AKG, ornitina OKG, beta-alanina, creatina, ribose, dentre outras) dá energia sim. Mas não fique dependente, pois o uso diário durante um longo tempo faz com que o corpo se acostume, você terá que buscar outro, ou aumentar a dose e isso pode ser perigoso, principalmente riscos no sistema cardiovascular. Sem falar que muitos indivíduos não treinam o necessário para depender destes dispositivos. A força de vontade é a melhor solução. Ter vergonha na cara que buscar atingir seus objetivos.
  5.  Abuso do Whey Protein: Vejo receitas de pão de whey, bolo de whey, doce de whey, empada de whey…whey naquilo, nisso, etc. Não devemos abusar. Muitos estão engordando e não entendem o porquê disso, pois possuem uma boa alimentação e praticam exercícios físicos e esquecem de pensar NO ABUSO E CONSUMO EXCESSIVO do whey. Suplementação é usada quando através de sua alimentação um indivíduo não consegue consumir a quantidade de nutrientes que precisa. E se você coloca whey em várias refeições do dia e não precisa disso ele se torna excesso e com esse excesso vem aumento da gordura corporal, complicações nos rins, fígado transtornos hormonais, acnes, etc, principalmente se é de uma marca adulterada (foram encontradas muitas marcas adulteradas, se informem). A má administração gera consequências. Um erro comum, por exemplo: Tomar whey antes de dormir. O whey é de rápida absorção e não é a proteína adequada para catabolizar durante as 8 horas (geralmente) de sono. Tem que ser uma proteína de lenta absorção. 

suplementos

Os suplementos podem ser um complemento, quando bem administrados, nunca a solução. Uma dieta nutricionalmente adequada e atividade física continuam sendo a solução. Você que toma as decisões para alcançar seus objetivos. Faça as escolha certas e tenha força de vontade que vai conseguir!

Beijos da nutri. 

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