50 alimentos saudáveis para emagrecer – parte 1

 

Oi gente!

Sempre existe aquela dúvida no que se refere ao que temos que comprar no supermercado para se ter em casa e manter uma alimentação saudável. Em virtude disso, a Dra Patrícia Leite, uma nutricionista renomada, listou 50 alimentos saudáveis para emagrecer e comermos em nosso dia-a-dia.

1. Azeite

O azeita assusta quando é encontrado no topo de qualquer lista de alimentos saudáveis para emagrecer. Afinal de contas, não é rico em gorduras? Sim, mas existem gorduras que podem ajudar a emagrecer. É o caso das gorduras poli-insaturadas, que reduzem a dor provocada pela fome.

O azeite possui ainda o ácido oleico, responsável pela quebra de gorduras em excesso no corpo.

2. Folhas Verdes

Folhas verdes como a couve e o alface possuem uma carga de calorias extremamente baixas, mas fornecem uma grande quantidade de fibras, que provocam sensação de saciedade. Além disso, aliviam a retenção de água pelo corpo.

3. Aveia

Comer aveia pela manhã é um excelente modo de fornecer ao corpo uma dose de energia de consumo lento, de modo a diminuir a fome ao longo do dia todo. Trata-se, portanto, de um bom alimento para quem procura emagrecer comendo menos ao longo do dia.

4. Feijão

Os feijões são alimentos saudáveis que contêm boas doses de proteínas e fibras, possuindo poucas calorias e fornecendo energia de consumo lento. Dessa forma, garantem saciedade e nutrição adequada.

5. Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã mata bactérias hostis ao organismo, garantindo um trato digestivo saudável. Além disso, é capaz de diminuir a retenção de água pelo corpo.

6. Chá Verde

Os antioxidantes do chá verde são capazes de aumentar a velocidade da queima de gorduras e calorias, de modo que o seu consumo diário pode ajudar a emagrecer.

7. Chocolate Amargo

Comer chocolate amargo entre as refeições é um bom modo de evitar lanches calóricos e, além disso, provoca diminuição do apetite. Dessa forma, quem come chocolate amargo antes de uma refeição deve comer menos durante esta. Não troque por chocolate comum, já que a diferença na taxa de açúcar faz a diferença.

8. Sopas

Sopas, desde que não sejam muito calóricas, são alimentos saudáveis para emagrecer. Ao comer uma pequena porção de sopa antes de cada refeição, muitas pessoas acabam comendo menos do que comeriam normalmente.

9. Purês

Adicionar purês de vegetais à dieta é um bom meio de aumentar o consumo de alimentos saudáveis e de reduzir a vontade de outros alimentos bem mais calóricos.

10. Maçã

Essa fruta rica em fibras fornece saciedade não só pelas sua composição, mas pelo trabalhoso ato de mastigá-la. Durante a mastigação, o cérebro recebe sinais que diminuem a sensação de fome.

11. Tomate

O tomate é, além de anti-inflamatório, capaz de reduzir a resistência à leptina, um importante hormônio que regula o metabolismo e o apetite. Dessa forma, é uma excelente ajuda para emagrecer.

12. Banana

Bananas são ricas em fibras de digestão lenta, de modo que promovem grande saciedade. Além disso, reduzem o acúmulo de líquidos graças às grandes quantidades de potássio.

13. Alho

O alho é capaz de fazer uma grande diferença na saúde do trato digestivo, algo essencial para emagrecer. Ele não só é um antioxidante como também possui uma substância chamada alicina, que atua no sangue matando muitas bactérias e vírus hostis ao corpo.

14. Melancia

As melancias são uma excelente escolha para quem procura um alimento antioxidante com poucas calorias. São, portanto, excelente para emagrecer.

15. Pepino

Os pepinos são da mesma família que as melancias, de modo que possuem propriedades semelhantes. Provocam, ainda, efeitos diuréticos capazes de remover o excesso de água do corpo.

16. Morangos, Framboesas e Amoras

Com baixo nível de calorias e alto nível de fibras, essas frutas são excelentes alimentos saudáveis para emagrecer. Suas propriedades antioxidantes são apenas um motivo a mais para adicioná-las à dieta.

17. Canela

A canela possui fantásticas propriedades com relação à insulina. Em primeiro lugar, é capaz de estimular sua produção, de modo a controlar a concentração de açúcar no sangue, o que é excelente para emagrecer. Mais que isso, a canela ainda faz as células de gordura mais sensíveis a insulina, de modo que o organismo tende a queimar mais gorduras.

18. Gengibre

O gengibre tem fortes propriedades que ajudam no bem-estar do trato digestivo. É um anti-inflamatório natural, auxiliando também no combate às náuseas. Mais do que isso, o gengibre possui ainda propriedades antioxidantes. De qualquer forma, auxilia indiretamente o emagrecimento ao garantir um bom funcionamento da digestão.

19. Abacate

O abacate possui boas concentrações de potássio, que ajuda o corpo a regular o balanço de fluídos. Contém, ainda, bons níveis de magnésio, de modo que evita a constipação.

20. Quinoa

A quinoa é um grão completo, isto é, possui proteínas, fibras e carboidratos complexos. Sua baixa taxa calórica se combina à sensação de saciedade e à nutrição efetiva, de modo que é ideal para emagrecer.

21. Sementes de Girassol

As sementes do girassol são uma combinação entre proteínas e carboidratos complexos, somados à grande concentração de fibra alimentar. Por isso, são alimentos saudáveis que possuem a capacidade de manter a sensação de saciedade por um longo tempo.

22. Pistache

O pistache é uma boa opção de nossa lista, pois possui menos calorias e menos gorduras que a maioria das outras castanhas. É rico proteínas e fibras, de modo que fornece sensação de saciedade.

23. Iogurte Natural

O iogurte natural possui bactérias vivas que ajudam na digestão. Se consumido na versão com baixa gordura, é um bom alimento para quem procura emagrecer. Cuidado para evitar adicionar açúcar.

24. Salmão

O salmão é uma fonte excepcional de proteína magra, de modo que é excelente para quem procura emagrecer. Além disso, possui grandes concentrações de ômega 3 e 6.

25. Mamão Papaya

O mamão possui uma enzima chamada de papaína, que auxilia o estômago na digestão de proteínas. Ela previne a indigestão e os inchaços, de modo que ajuda quem procura uma barriga menos saliente.

Os outros 25 alimentos serão listados no próximo post! Agora você já sabe como deixar o seu carrinho de compras mais saudável!

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Beijos!

MissFit

Analista de Sistemas por formação. Miss por paixão. Ecdemomaníaca, já pisou em 4 países num único dia. Descobriu sua paixão pelo mundo da endorfina e agora a sua missão é ajudar a transformar a sua vida com energia!

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