Ceviche: a melhor pedida do verão!

Experimentei o Ceviche quanto estive por um mês no Equador há quase 3 anos atrás. Refrescante e leve, o ceviche é perfeito para o verão. Ainda é fácil de fazer e fica pronto muito rápido. É uma iguaria peruana que pode muito bem servir como uma entradinha gourmet para receber os amigos em casa.

Um pouco de curiosidade:

Como não precisa de fogo, o ceviche é receita típica de pescadores. No próprio barco, eles cortam o peixe, temperam e comem. Mas, há cerca de dez anos, o prato invadiu as mesas aristocráticas e as cevicherias pipocaram por todo o  Peru.
Como são degustados crus, pescados fresquíssimos são pré-requisito da receita. Por conta disso, os peruanos só comem ceviche durante o dia. Para eles, servir o prato à noite soa tão estranho quanto, para um paulistano, pedir pizza no almoço.
Da mesma maneira que o brasileiro marca de “tomar um café” ou “um chope”, “comer um ceviche” é pretexto para encontros informais entre os peruanos.
 O caldo resultado do tempero do ceviche chama-se leite de tigre. Segundo a lenda peruana, quem o consome ganha a força do animal.
Antigamente, era hábito deixar o peixe em marinada por até cinco horas. Hoje, a tendência é temperar e comer imediatamente.

Bom, agora vamos à receita, né?

wpid-img_20151215_224429.jpg

Para quem não está acostumado a comer peixe cru o Saint Peter é ideal, já que tem pouca fibra e sabor suave!

Para fazer Ceviche para 4 pessoas, você vai precisar de:

500g de peixe branco

500ml de suco de limão

Pimenta dedo de moça a gosto

1 cebola roxa

sal

pimenta do reino

azeite

Como fazer:

– Depois de limpo, corte o filé do peixe em cubos médios. É importante não cortar muito pequeno e nem muito grande. Coloque em um recipiente o peixe cortado. É importante cortar o peixe bem regular, para que todos os pedaços possam ter a mesma textura ao final.

– Corte a cebola em juliene, ou seja, tiras bem finas. Retire as sementes da pimenta dedo de moça e corte em cubos bem pequenos, assim. Junte todos os ingredientes ao peixe já cortado.

– Adicione o suco de limão a mistura, o azeite a gosto, e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva imediatamente bem gelado! 🙂

Muito fácil né!?

Já segue o meu instagram @CamilaMissFit ? Posto primeiro lá todas as receitas que crio, além de acompanhar o meu dia a dia! 🙂 

Beijos!

Ca.

MissFit

Analista de Sistemas por formação. Miss por paixão. Ecdemomaníaca, já pisou em 4 países num único dia. Descobriu sua paixão pelo mundo da endorfina e agora a sua missão é ajudar a transformar a sua vida com energia!

XSLT by CarLake