Como correr 21 km?

Oi gente!

Acaba de sair do forno o comercial que gravei para Gatorade sobre os passo-a-passos de como se tornar um corredor, começando pelos 5km até aos 42! Ficou muito legal e vou compartilhar as dicas com vocês. A narração do vídeo tá parecendo um documentário do Discovery Channel, muito legal hahaha. 🙂

Também conhecidos como meia maratona, correr 21 km não permitem aventureiros. Um corredor só consegue completar essa temida distância se tiver muito preparo físico e pscicológico.

1º PassoSe inscrever para uma prova de 21km.

Faça isso com o mínimo de 2 meses de antecedência e não se preocupe com adversários. A competição é com você mesmo.

2º PassoAtenção à Alimentação e Hidratação.

Por se tratar de uma prova de longa distância, os treinos só serão eficientes com alimentação e hidratação corretas. Durante os treinos, você deve complementar a hidratação com reposição de carboidratos e sais mineirais que otimizam a absorção de água pelo corpo.

3º PassoAumentar o volume de treinos.

A rotina de um corredor de 21km também é um pouco diferente da rotina dos corredores de outras distâncias mais curtas. Se você corria 3 vezes por semana, agora fará de 4 a 5 treinos semanais. Reserve um dos dias para os treinos longos, oa famosos Longões. Reserve esses treinos para os finais de semana para que possa fazê-los com mais calma.

21km3

4º Passo Tenha paciência e persistência.

É bom ressaltar que ninguém se torna um heróico corredor de 21k de um dia para o outro. Para entrar nesse grupo, você deve aumentar suas distâncias gradualmente.

Comece com os 10km que já está acostumado, e acrescente 2km por treino até chegar nos 18km. Se você for capaz de correr esta distância, você chega nos 21km.

21km5

5º PassoFaça treinos alternados.

Embora faça parte do grupo de corredores de longas distâncias, é importante você separar um dia da semana para treinos mais curtos e de velocidade.

Exemplo de treino: após 10 minutos de aquecimento, correr tiros de mil metros fortes. Faça de 4 a 6 repetições desses tiros, com 2 minutos de intervalo para descanso. Depois, corra mais 10 minutos leves para soltar.

21km2

6º Passo – Prepare seu corpo.

Para melhorar os resultados e proteger as articulações, faça treinos de força pelo menos duas vezes por semana. Aproveite os dias em que não for correr para isso.

21km6

7º Passo – Carboidrato, o amigo do corredor.

Na véspera dos treinos, reforce na hidratação e nas refeições com alimentos ricos em carboidratos. O prato preferido das criaturas de sua espécie é um suculento macarrão.

Antes dos longões e da prova, o faminto corredor de 21k deve garantir um café da manhã reforçado com alimentos fonte de energia. Uma hora antes o ideal é ingerir carboidratos de fácil absorção para reforçar as suas reservas e começar a se hidratar.

8º Passo – Segure a empolgação! 🙂

Em uma meia maratona, o maior erro é sair muito rápido. Lembra-se que são 21km e você não pode gastar toda a sua energia logo no começo. Tenha um plano de corrida.

Faça os primeiro 7km leves, depois 7k moderados e acelere no trajeto final. Assim como nos treinos, não se esqueça de se hidratar e fazer a reposição de carboidratos e sais minerais a cada 20 minutos de corrida.

Por mais que você tenha treinado, vale lembrar que tratam-se dos seus primeiros 21km. Não precisa criar grandes expectativas, respeite o seu plano de corrida e divirta-se! O importante é completar o trajeto.

21km7

9º Passo – Reposição

Ao terminar, lembre-se de se hidratar logo após a corrida. A dica, é repor em líquidos o equivalente ao peso que você perdeu durante o exercício. Para ajudar na recupareção, é importante se alimentar em até 30 minutos depois de correr. Mantenha a reposição de carboidratos durante 6 horas, ou seja,  se alimente muito bem!

Aproveite para comemorar, porque agora você faz parte do seleto grupo de corredores de 21km. ✌

Você pode até começar a sonhar em aumentar essa distância para 25k ou quem sabe entrar para o mundo dos maratonistas, os ledários corredores de 42km!

*Texto e dicas tirados da locução do comercial, adorei!

Tudo isso eu aprendi com a minha treinadora Vanessa Furstenberger na sua assessoria esportiva, a Run & Life! Eu acho muito importante você ter o acompanhamento de um profissional. Só assim terá uma evolução notória e saudável!

Me siga no instagram para acompanhar minha rotina de treinos e minhas criações na cozinha, além do meu dia-a-dia.

Beijooos!

Camila.

MissFit

Analista de Sistemas por formação. Miss por paixão. Ecdemomaníaca, já pisou em 4 países num único dia. Descobriu sua paixão pelo mundo da endorfina e agora a sua missão é ajudar a transformar a sua vida com energia!

XSLT by CarLake