Desvendando os Carboidratos

Oi pessoal!

O post anterior do especial Carboidratos, falamos que ele é essencial para nosso organismo funcionar e que ele ajuda até mesmo no sobrepeso se consumido corretamente. Mas… o que é carboidrato mesmo? Como funciona isso de perder peso…? Com certeza muitas dúvidas. Então bora aprender isso de uma forma bem simples e didática. Pois desvendando os carboidratos vamos aprender a comê-lo em favor ao nosso beneficio.

Todos os carboidratos que ingerimos são transformados em açúcar (glicose), que as células do nosso corpo usam como combustível. Quando as moléculas de glicose passam dos intestinos para a corrente sanguínea, o pâncreas (glândula situada na parte posterior do estômago) produz o hormônio insulina, que avisa as células que elas devem absorver a glicose.

Assim que as células (da pele, dos órgãos internos, dos tecidos, dos músculos, de gordura e outras) assimilam a glicose, os níveis de insulina no sangue volta ao normal.

O principal fator que diferencia os bons carboidratos dos maus carboidratos é a velocidade com que esses alimentos são convertidos em açúcar no intestino e absorvidos pela corrente sanguínea. Esse fator é conhecido como Índice Glicêmico, o famoso IG.

Os alimentos que apresentam um IG alto são considerados maus carboidratos. Entre eles estão:

Arroz branco, farinha de trigo branca refinada e altamente processada (usada na confecção de pães, massas, produtos de confeitaria,), sucos de frutas, refrigerantes açucarados e isotônicos; bolos, tortas, sorvetes, biscoitos recheados, doces e a maioria das sobremesas; batata chips, bolachas salgadas e atê mesmo algumas hortaliças, como o milho e a batata-inglesa.

Os maus carboidratos são rapidamente convertidos em glicose no intestino e absorvidos muito depressa pela corrente sanguínea. Esse súbito aumento nos níveis de açúcar no sangue causa uma brusca elevação nas taxas de insulina. Por conta da alta produção desse hormônio, a glicose cai depressa, privando os tecidos orgânicos e o cérebro de energia. Em resposta, o cérebro dá sinais de fome para que a pessoa faça logo outra refeição  e restaure as taxas de glicose. Esse círculo vicioso provoca um consumo exagerado de calorias, o que acarreta num aumento excessivo do peso.

E o problema vai muito além de tudo isso. Pois não ocorrerá somente o aumento de peso. A ingestão exagerada de alimentos de IG alto pode desencadear graves problemas de saúde; uma vez que em resposta ao consumo desse tipo de alimento, o pâncreas que falamos lá em cima, secreta insulina em excesso repetidas vezes. Com isso as células que a produzem podem entrar em exaustão e fabricá-la numa quantidade cada vez menor.

E ai? Com essa super explicação com fonte do livro do renomado Dr Fred Stutman vai te deixar por dentro de tudo sobre carboidratos e aprender a se orientar melhor sobre o porquê e qual alimento consumir.

Este post faz parte da série Especial Carboidratos. Para ver o post anterior, clique aqui.

Beijos!

MissFit

Analista de Sistemas por formação. Miss por paixão. Ecdemomaníaca, já pisou em 4 países num único dia. Descobriu sua paixão pelo mundo da endorfina e agora a sua missão é ajudar a transformar a sua vida com energia!

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