Dia Mundial da Alimentação

Hoje, dia 16 de Outubro, comemora-se o dia Mundial da Alimentação. Mas ao invés de comemorar, precisamos parar para refletir. Os números são alarmantes! Segundo pesquisas:

O brasil e o 4º  maior produtor mundial de alimentos mas desperdiça 39 mil toneladas por dia. Isso alimentaria 19 milhões de brasileiros.


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Números no Brasil:

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No Brasil, o desperdício começa no Campo. 10% dos alimentos desperdiçados são perdidos na colheita, 50% durante o manuseio e transporte; 30% Perde-se nas centrais de abastecimento. E o desperdício não para. Em casa acontece perda de 10%.

Só nas feiras de rua do Estado de São Paulo, mais de mil toneladas de alimentos vão para o lixo, TODOS OS DIAS!

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Os principais motivos são a falta de cuidado dos consumidores e o armazenamento ruim dos alimentos. Por esse motivo, muita comida é jogada fora. Então… a culpa também É NOSSA. Uma família de classe média no Brasil joga fora meio quilo de alimento por dia.
Cada brasileiro compra 37 kg de Hortaliças por ano, mas joga no lixo 28kg!! Então conclui-se que nós jogamos mais alimento fora do que consumimos.

Enquanto você lê este post, 925 milhões de pessoas estão passando fome no mundo.

 Juntos, podemos evitar o desperdício. Comece com pequenos hábitos que além de dar menos prejuízo para seu bolso, também contribuirá para evitar um dos principais problemas no mundo. 

25 Dicas para Evitar o Desperdício em casa

1 – Quando for usar uma metade do abacate, deixe a outra com caroço. Isto evita que ele deteriore com rapidez.

2 – Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.

3 – Todas as folhas verde-escuro são ricas em ferro. Não deixe de aproveitá-las.

4 – Os talos de couve, espinafre, etc, contêm fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão, na sopa.

5 – Sobras de bolacha não devem ir para o lixo. Despedace-as e guarde-as em vidro fechado, para usar como cobertura de bolos ou mesmo fazer tortas.

6 – O vinho azedado pode ser aproveitado como vinagre.

7 – Se sobrou purê de batatas, forme pequenas bolinhas, polvilhe com farinha-de-rosca e frite como croquetes.

8 – A abóbora é altamente nutritiva. Lembre-se de aproveitá-la inteira: casca, polpa, folhas.

9 – Folhas de nabo, rabanete e beterraba têm maior concentração de carboidratos, cálcio, fósforo e vitaminas A e C, se comparadas com a raiz, que estamos acostumados a comer. Pique-as bem e sirva em saladas, refogadas ou em conserva.

10 – As folhas da cenoura são riquíssimas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas, ou picadinhas em saladas. O mesmo se pode dizer das folhas duras da salsa.

11 – Evite as perdas de alho, transformando-o em pasta.

12 – Somente depois de assado o peixe é que se deve tirar-lhe a cabeça, pois a parte cortada fica seca e dura.
13 – Cozinhe as verduras num cuscuzeiro, aproveitando o vapor. Assim, elas não perderão o valor nutritivo.
14 – Rale as sobras de queijo e use em molhos e sopas.
15 – Se a maionese talhar, não jogue fora, pingue água quente até que ela volte ao ponto.
16 – Se for cozinhar batatas para usar durante alguns dias, acrescente uma cebola na água do cozimento para que elas não escureçam.
17 – A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.
18 – Adicione batatas cruas cortadas a sopas que tenham ficado salgadas demais. As batatas vão absorver o sal durante o cozimento.
19 – A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.
20 – A casca de laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz-doce e cremes.
21 – Para conservar a metade do limão que ainda não foi usada, coloque-a no pires com água, com a parte cortada para baixo, e leve à geladeira.
22 – Para não desperdiçar o suco que a fruta pode dar, bata o limão com um martelinho antes de cortá-lo.
23 – A cebola tira o gosto de queimado do feijão.
24 – Se quiser guardar a farinha de trigo por muito tempo, deixe-a na geladeira ou no congelador, para que não fermente.
25 – Para se tornar fresco o pão amanhecido, basta umedecê-lo levemente com água ou leite e levar ao forno quente por alguns minutos.

Fonte das dicas : Apostila de Armazenamento e Conserva, Sidney Christ

Vamos juntos evitar o desperdício do nosso precioso Alimento! Compartilhe com seus amigos e ajude nessa conscientização!

 

MissFit

Analista de Sistemas por formação. Miss por paixão. Ecdemomaníaca, já pisou em 4 países num único dia. Descobriu sua paixão pelo mundo da endorfina e agora a sua missão é ajudar a transformar a sua vida com energia!

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