Dietas da Moda: Será que realmente funcionam?

Oi pessoal!

Lendo o blog do meu nutri esportivo Marco Jafet vi uma matéria muito interessante que gostaria de compartilhar com vocês pois é de suma importância a informação. Meus comentários sobre o texto dele estarão em rosa 🙂

Hoje o tema é: dietas da moda e sua real eficiência. Todos nós um dia na vida já apelamos para uma dieta do momento para entrar naquela calça que estava mofada no armário há anos, ou mesmo um mês antes de ir para a praia radicalizou na alimentação e fechou a boca para perder 2 quilinhos…Atire a primeira pedra quem nunca vez isso, né?

Eu por exemplo antes de ser uma pessoa mais saudável, simplesmente fechava a boca e só tomava água quando tinha fome, só para emagrecer mais rápido para fazer algum trabalho ou participar de um concurso. Mal eu sabia que isso tava me fazendo perder saúde!

Muitas dietas foram “inventadas” ao longo do tempo, dieta da sopa, da lua, do tipo sanguíneo, do Dr. Atkins, de South Beach, dos pontos, Low carb…todas elas muito famosas, por prometerem um único objetivo, a perda de peso instantânea. Aí é que está o grande problema, por serem dietas altamente restritivas do ponto de vista calórico, não existe um fundamento bioquímico ou metabólico, o que aciona a retomada do peso rapidamente, causando o efeito conhecido como “sanfona”. O que era o meu caso, basta ver o meu ANTES e DEPOIS.

Ele explicou algumas dessas dietas e apontou seus principais erros:

Dieta dos pontos: É uma dieta em que  o indivíduo controla sua alimentação através de pontos, tendo um total a tabela-dos-pontos-gratisser consumido ao longo do dia, o principal problema dessa dieta é que o paciente escolhe o que quer comer através de uma tabela de pontos, o que normalmente não o favorece pois ele não sabe adequar os alimentos através da composição correta dos alimentos. Acho essa dieta simplesmente um absurdo! Porque você pode comer uma maçã ou um brigadeiro que vai contar com quase o mesmo ponto. É brincadeira né.

Dieta Dr. Atkins: Basicamente uma dieta de base proteica (principalmente vindas da carne vermelha), além do alto consumo de gorduras como maionese, bacon, manteiga. BaconStripsDevido a restrição de carboidratos, se torna uma dieta altamente cetogênica, que, a longo prazo, traz consequências enormes, pois é altamente oxidativa, acelerando a produção de radicais livres que provocam o envelhecimento precoce ou até mesmo câncer. Através do consumo liberado de gorduras, os níveis de colesterol (LDL) ficam altíssimos e pode causar até ateroesclerose. Fiz uma semana dessa dieta porque achei bacana a ideia de poder comer bacon, e queijo à vonts, mas ela não funciona, não tem nada a ver.

Low Carb ou Zero Carbo: Traz no seu conceito uma adequação de proteínas e gorduras boas. Porém, com a restrição de carboidratos, dieta-sem-carboidratos-620x427ela se torna altamente nociva, porque o carboidrato é nossa fonte primária de energia, sem ele, ficamos com deficiência até de sinapse cerebral, provocando perda de memória, cansaço físico e déficit de atenção. Além de tudo isso, ocorre perda de massa magra, pois, sem glicose, o corpo precisa transformar gordura ou proteína em carboidrato através de um processo chamado (gliconeogênese) -seria ótimo se utilizássemos todas as nossas reservas de gordura nesse processo, mas infelizmente não é isso que ocorre, e a massa magra é a maior prejudicada.

Eu só consegui alcançar o corpo que eu queria quando eu parei com a besteira de fazer dietas malucas, procurar um especialista e me exercitar. É a chave do sucesso, sempre! 

O mais importante é entendermos que a dieta perfeita não existe e para atingirmos resultados que perdurem a longo prazo, devemos realizar uma adequação nos hábitos alimentares, mudando o estilo de vida e trabalhando a composição adequada de cada alimento. Para que isso seja atingido da melhor forma, procure sempre um profissional especializado para solucionar essa equação.

Então pessoal, nada de fazer dietas doidas por conta própria, só porque viu numa capa de revista que fulana perdeu 15 quilos com a dieta do limão ou da maçã. Não é bem assim que as coisas acontecem. rsrs.

Super beijo!

Camila.

MissFit

Analista de Sistemas por formação. Miss por paixão. Ecdemomaníaca, já pisou em 4 países num único dia. Descobriu sua paixão pelo mundo da endorfina e agora a sua missão é ajudar a transformar a sua vida com energia!

XSLT by CarLake