A Diferença entre os Leites

Cada leite tem sua vantagem, e também suas desvantagens. Considerando os componentes mais importantes, como lactose, cálcio, colesterol e gordura, vejamos qual o ponto forte e fraco de cada tipo de leite:

Leite de vaca: é o mais rico em lactose, um açúcar que é também o que o torna indigesto para quem tem intolerância à lactose.

Na verdade, a capacidade de digerir lactose na idade adulta é resultado de uma mutação genética – os mamíferos em geral perdem esta capacidade ao deixar para trás a infância. Além da lactose, o leite de vaca é rico em gordura, tornando-o de digestão mais difícil. Em relação a proteínas, o leite de vaca tem os maiores níveis, e também o que se chama de “proteína completa”, ou seja, tudo que o corpo precisa para absorver aminoácidos e transformá-los em proteínas. Além disso, ele tem os maiores níveis de cálcio, e a maior quantidade de vitamina B. No quesito sabor, há uma diferença que se percebe à medida que se retira a gordura. A textura também muda. Geralmente, o leite integral é considerado o mais saboroso.

Leite de Cabra: O leite de cabra tem menos lactose que o leite de vaca, e muita gente o prefere, bem como seus subprodutos, como queijo e iogurte. Ele também tem mais gordura que o leite de vaca, mas é uma gordura de cadeia menor, mais fácil de digerir. Este leite é rico em vitamina A, em uma forma que pode ser aproveitada imediatamente, sem precisar passar por alguma transformação química para ser usada pelo corpo humano. O colesterol do leite de cabra também é mais baixo que o do leite de vaca, e em uma forma que também é mais prontamente absorvida pelo corpo humano. É também rico em cálcio, ficando logo atrás do leite de vaca neste quesito. Algumas pessoas não gostam do sabor do leite de cabra, uma mistura de doce com salgado, e do seu odor.

Leite de Soja: Feito a partir dos grãos de soja, o leite de soja não tem lactose alguma, sendo o preferido por quem está procurando uma dieta livre desse açúcar ou de produtos de origem animal. Se você está procurando uma dieta livre de colesterol, o leite de soja também é a melhor escolha, já que ele contém isoflavonas, substâncias que ajudam a diminuir os níveis do mau colesterol, e virtualmente nenhum colesterol. Em relação às proteínas, embora o leite de soja seja rico nelas, também pode dificultar sua absorção e a de minerais pelo corpo humano. Não dá para se queixar do sabor do leite de soja. De fato, ele vem nos mais diversos gostos, com uma variedade capaz de agradar um grupo bem maior de pessoas.

Outros leites: Existem outras opções para quem está procurando por uma alternativa ao leite de origem animal. O leite de amêndoas está se tornando bastante popular, por conter a maioria das vitaminas do leite de origem animal, e menos proteínas. O leite de arroz, outra alternativa comum, tem falta de muitos nutrientes, proteínas e vitaminas. O leite de coco é mais rico em gorduras saturadas e calorias que o mais gordo dos leites animais, mas tem pouco colesterol. E existem também os leites enriquecidos, geralmente com a adição de cálcio, proteínas ou diferentes tipos de vitaminas.

MissFit

Analista de Sistemas por formação. Miss por paixão. Ecdemomaníaca, já pisou em 4 países num único dia. Descobriu sua paixão pelo mundo da endorfina e agora a sua missão é ajudar a transformar a sua vida com energia!

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