Mau humor incentiva o consumo de porcarias.

Você sabia dessa?

O mau humor e pensamentos negativos estimulam preferência por alimentos menos saudáveis.

Pesquisadores da Universidade de Delaware, nos EUA, conseguiram explicar cientificamente por que comemos mais porcaria em períodos de mau humor. A resposta para essa tendência tão comum entre os seres humanos está relacionada à falta de perspectiva futura durante esses momentos. Pesquisadores conseguiram explicar por que comemos alimentos pouco saudáveis quando as coisas não estão indo bem. De acordo com a pesquisa, pensa-se pouco no futuro quando há mau humor.

Como as preocupações se voltam para o imediato, para que pensar em uma alimentação saudável, não é mesmo? Em termos de evolução, faz todo o sentido que, quando nos sentimos desconfortáveis ou estamos de mau humor, sabemos que há algo de errado e, então, enfatizamos aquilo que está mais perto fisicamente e também no que é mais rápido. Pensamos apenas no aqui e no agora.  Compreender por que optamos por alimentos ruins quando estamos de mau humor pode nos ajudar a fazer melhores escolhas. Quando pensamos sobre o futuro, é quase como se estivéssemos fisicamente dando um passo para trás, permitindo-nos ver os nossos valores mais fundamentais – como saúde e nutrição.

Para entender por que há tanta indulgência durante o mau humor, pesquisadores realizaram quatro experimentos em laboratório para testar se as pessoas em estado de espírito positivo preferem alimentos saudáveis e as de mau humor, alimentos não tão benéficos para a saúde.

Em um dos experimentos, por exemplo, foi alterando o foco dos participantes sobre o presente e o futuro e também a respeito do bom e o mau humor. Ao mesmo tempo em que eles participavam da dinâmica, era medido quantas uvas passas e quantos M&M eram consumidos pelos participantes ao longo do experimento. Surpreendentemente, aqueles que tinham sentimento mais positivo preferiram uvas passas.

Podemos usar isso para fazer escolhas mais sábias ao invés de deixar o nosso humor ditar o nosso comportamento.

Afinal de contas, você prefere comer coisa gostosa ou ser gostosa?

A escolha é sua, pense duas vezes antes de decidir enfiar o pé na jaca apenas por alguma situação momentânea.. 🙂

MissFit

Analista de Sistemas por formação. Miss por paixão. Ecdemomaníaca, já pisou em 4 países num único dia. Descobriu sua paixão pelo mundo da endorfina e agora a sua missão é ajudar a transformar a sua vida com energia!

Comentários

XSLT by CarLake