Mitos e verdades: alimentos congelados

Você que trabalha, estuda, ou os dois, quem sabe até dois ou mais trabalhos, mora só ou tem uma grande família para cuidar, viaja muito, enfim, você que acha 24 horas pouco tempo para cumprir todos os seus compromissos, vai começar uma dieta e não sabe que horas você encaixa preparar sua refeição…. ESTE POST É PARA VOCÊ.

A desculpa mais utilizada é “NÃO DÁ TEMPO DE PREPARAR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TODO DIA, ENTÃO COMO O QUE FOR MAIS RÁPIDO E FÁCIL”! E geralmente este tipo de alimentação são os fast foods ou as refeições industrializadas prontas/congeladas, estas que não possuem um cardápio variado em tipos de alimentos e nem, muitas vezes, possui opções saudáveis e nutritivas. Qual é a solução para quem está no impasse: Dieta x Modernidade? Resposta: Alimentos congelados.

São práticos para quem está com pressa, saudáveis para quem está seguindo uma dieta e seguros para quem mora só e precisa de uma porção individual, pois se sobrar estraga e vai pro lixo. Porém muita calma nesta hora não estou falando dos alimentos congelados das prateleiras dos supermercados, estes super industrializados, cheios de sódio, gorduras, conservantes e corantes. Estou falando dos caseiros, congelados por VOCÊ ou por empresas confiáveis, com fabricação diária, que usam alimentos frescos, como as refeições prontas do Nossa Carne ou outras empresas que entregam refeições prontas.

Alimentos congelados da forma correta perdem pouquíssimos nutrientes em relação aos frescos. Você pode congelar frutas, legumes, carnes, etc., estejam eles crus ou processados (cozidos, assados, em preparações, etc.). Existem alguns mitos que assombram os congelados e boa parte da população, por medo, não os considera como opção. Abaixo esclareço os mais comuns.

Mitos e verdades sobre os alimentos congelados

➸ Congelar, descongelar e congelar novamente é ruim.

VERDADE: Quando um alimento é descongelado ele fica propenso à contaminação. O ideal é descongelar apenas o que vai consumir.

➸ Um alimento congelado não tem data de validade.

MITO: Os alimentos, mesmo congelados, sofrem oxidação. Cada alimento tem um tempo de conservação. Dica para prolongar a conservação: manter a temperatura do freezer baixa, bom ter menos que 18ºC, evitar deixar a porta aberta ou abrir várias vezes seguidas, limpar quinzenalmente, evitando o acúmulo de gelo e não encha demais, bom deixar pequenos espaços entre os alimentos para que o ar frio fique em contato com todas as partes do alimento.

➸ A melhor forma de descongelar é em temperatura ambiente.

MITO: Deixar fora da geladeira, colocar no sol, deixar na água ou aquecer no micro-ondas, são os métodos mais citados, estão todos errados e garantem grandes riscos de proliferação bacteriana. O mais adequado é retirar o alimento do freezer e por na geladeira um dia antes e deixar descongelar gradualmente.

➸ Devo esperar o alimento esfriar para congelar.

MITO: Não devemos por o alimento fervendo, assim que sai do forno/fogo direto no freezer, pois irá fazer mal ao eletrodoméstico e pode causar variação na temperatura dos outros alimentos ali congelados, mas quanto mais tempo exposto é maior o risco de contaminação. O ideal é por ainda morno ou até no máximo duas horas depois de servido. Não deixar exposto, em panelas destampadas. Separe no recipiente onde o alimento será armazenado e congele o quanto antes.

➸ Os legumes congelados possuem menos nutrientes.

VERDADE: Todo alimento que passa por um processo perde nutrientes. Garantimos mais nutrientes ao consumir os vegetais e legumes recém colhidos, porém até que cheguem nas feiras e supermercados, com o tempo de exposição até nosso lar, eles vão perdendo nutrientes. O que é melhor: consumir e garantir algum nutriente ou não consumir e não ter nenhum? Melhor consumir né?

 

alimento congelado3

Dica da nutri: Tire um dia livre para fazer as preparações (legumes cozidos, carnes cozidas/grelhadas, arroz, feijão, etc) que você precisar para seguir sua dieta durante uma semana. Organize as refeições em marmitas com as quantidades certas e congele-as. Para usar basta retirar do congelador e pôr direto no forno ou no micro-ondas por alguns minutos. Assim não tem como fugir da dieta por questão de tempo.

 

 

 

 

🙂

Beijos da Nutri

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