O Poder do Hábito

Quando você acordou hoje, o que fez primeiro, e em qual ordem ? Você foi direto para o chuveiro ? Olhou o e-mail, Whatsapp ou o Facebook? Quando você escova os dentes ? Qual cadarço você amarra primeiro – o direito ou o esquerdo ? O que disse para a família antes de sair ? Que rota você sempre usa para ir ao trabalho ? Você escuta sempre as mesmas músicas no percurso ?

Moral da História: Somos criaturas de hábitos e estamos sempre presos a padrões de comportamento.

Na verdade, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Duke nos Estados Unidos, cerca de 40% das ações diárias que realizamos são hábitos, e não decisões. Em vários casos, esses hábitos são úteis, pois economizam energia mental. Não precisamos escolher todo santo dia como escovar os dentes, qual pé amarrar o cadarço primeiro ou coisas do tipo. O problema é que existem hábitos mais complexos que podem surgir sem nossa “permissão”, e geralmente causam mais problemas do que ajudam.

O hábito saudável de ver 30 minutos de TV por dia, pode se tornar 60, e então 120 e por aí vai. O hábito de faltar 1 dia por semana na academia, pode se tornar em 2, e de repente destruir seu objetivo. Sem perceber, você começa a ficar para trás na faculdade e/ou trabalho; ganhar gordura indesejada; afetar o sistema imunológico; e por aí vai…

O “bom” disto é que o poder do hábito funciona para ambos os lados da moeda. Manter um corpo diferenciado nos ensina a controlar nossos hábitos – como quebrar o ruim para proteger o bom.

Imagem: Google
Imagem: Google

A partir do momento que você estabelece um novo padrão, ele rapidamente parece ser tão automático como o antigo, independente de quão diferente ele seja. O que fazemos repetidamente, é o que queremos continuar fazendo, seja tomar sorvete assistindo TV ou comendo ovos inteiros e treinando pesado.

Muitas pessoas subestimam o tempo que leva para fazer algo que valha a pena. Eles não prestam atenção em como os hábitos serão necessários no longo prazo. Eles apenas ficam ansiosos para conseguir algo no começo, e geralmente desistem logo no início da jornada.

Porém, conforme você constrói bons hábitos através dos exercícios e dieta, você começa a olhar os outros objetivos de forma diferente.

Você percebe que para conseguir o que quer, é necessário construir novos hábitos, e que frequentemente hábitos antigos precisam ser substituídos. E você também percebe que o primeiro mês com os novos hábitos é o momento mais difícil, mas conforme o tempo passa estas novas ações vão ficando cada vez mais automáticas e fáceis. Você não tem mais medo em pensar que para conquistar algo serão necessários um, dois ou três anos de trabalho contínuo. E ESTES COSTUMES CRIARÃO UMA VANTAGEM ENORME EM TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA. 

Para ler:

O-Poder-do-Habito Livro:

O Poder do Hábito – Porque fazemos o que fazemos na vida e nos negócios.

Duhigg, Charles

Editora Objetiva

[…] está provado que exercício é um hábito mestre, que propaga mudanças em todos os aspectos da vida.

Pratique o hábito saudável.

MissFit

Analista de Sistemas por formação. Miss por paixão. Ecdemomaníaca, já pisou em 4 países num único dia. Descobriu sua paixão pelo mundo da endorfina e agora a sua missão é ajudar a transformar a sua vida com energia!

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