O que fazer e não fazer antes de uma Maratona?

Logo depois que me inscrevi para a minha primeira Meia Maratona surgiu aquela dúvida básica – será que meus treinos foram suficientes? Estou pronta para fazer correr ou devo me preparar mais?

Aqui em Miami muito se tem falado nas últimas semanas sobre o “Que Fazer e Não Fazer” nos 6 dias anteriores  à corrida. Muitos apontam treinamento e alimentação correta, outros dizem que o importante seria o descanso nos últimos 2 dias antecedentes da maratona, e alguns poucos experts dizem: seja você. Exato. Você da maneira que você vive, com o tipo de comida que você come (óbvio, sem abusar e evitar comidas que não esta acostumado a comer)

A revista local RunSouthFlorida.com tem um post sobre “Do’s and Don’ts” (O que se deve ou não fazer de nenhuma maneira antes da prova)

O que a reportagem recomenda a EVITAR fazer na semana antes da corrida eu passo aqui para vocês:

Usar tênis novo – para voce correr com um tênis novo, use o por pelo menos 30 dias antes da prova, acumule pelo menos 80 km com ele antes de fazer a prova, tenha certeza que o tênis não vai te machucar  durante a corrida.

Provar alimentações diferentes antes ou durante a prova – Muitas vezes as estações de água oferecem Gatorade ou algo similar. Se você não está acostumado a tomar outro líquido, não tente beber durante a corrida pois podem dar dores de estômago ou pior.

Correr com roupa nova – você nunca sabe o que pode acontecer se ela nunca foi usada, pode irritar a pele, descosturar, ser desconfortável, trazendo até assaduras.

Decidir fazer uma nova aula de fitness – deixe a sua primeira aula de Zumba ou Yoga para a semana depois da corrida se você ainda conseguir andar!

Não passar o dia inteiro na Feira de Saúde e Fitness – Aqui, sempre temos essas feiras, chamadas de “EXPO”  para pegar o kit – No caso, a dica seria evitar locais onde se estará em pé por muitas horas, o ideal seria o máximo de descanso possível das pernas e pés no dia anterior a corrida.

Receber massagem corporal – O ideal seria receber a massagem alguns dias depois da corrida.

Ser inflexível com o seu tempo – se você esta acostumado a correr 5min por km mas no dia da corrida você não estiver se sentindo bem, não tem problema se você der uma aliviada e correr fazer 1km em  7min ou 8, o ideal é você estar confortável enquanto corre sem forçar  o limite do seu próprio corpo.

Agora, O que FAZER:

Mantenha o seu ritmo, seus meses de treinamentos constantes são suficientes para você terminar a prova.

Hidratação é crucial, porém durante a prova não precisa beber muito, poucos goles durante a corrida mantém hidratado e ajuda a baixar a temperatura do corpo. Portanto o importante é não exagerar pois o excesso de água pode te dar problemas.

Rever o percurso – se voce puder dirigir pela área aonde ocorre a prova, para se familiarizar, e também localize onde ficam as estações com água e banheiro.

No Stress -Procure se manter relaxado e sem grandes estresses. Isso irá diminuir a tensão pré-prova.

Pare o seu relógio alguns passos antes da linha de chegada – muitos atletas tentam parar o relógio em cima da linha, obvio! mas tem um detalhe, a maioria das pessoas quando o fazem, sem querer, bloqueiam a passagem dos demais que estão chegando. Aqui nos EUA, temos fotógrafos na linha de chegada, esperando para fazer foto de todos os atletas que chegam, um por um. Então dê espaço para os outros corredores chegarem e ter seu “momento finish” e fazer sua foto alto astral da chegada! 🙂

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Se quiser, poderá ver a Maratona e Meia Maratona de Miami ao vivo no domingo dia 25 de janeiro, com  transmissão  ao vivo através da Fan Page no Facebook neste link.

Deixo aqui as palavras da reportagem :

Uma das dicas mais importantes para uma boa corrida eh ‘ouvir’ e respeitar o seu corpo e seus limites. Você sabe o que faz bem para você e seu corpo vai te dizer. Nao ignore os sinais. Agora vá e tenha a corrida de sua vida!

Um beijo direto de Miami,

GoProGirl.

MissFit

Analista de Sistemas por formação. Miss por paixão. Ecdemomaníaca, já pisou em 4 países num único dia. Descobriu sua paixão pelo mundo da endorfina e agora a sua missão é ajudar a transformar a sua vida com energia!

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