Salada só para emagrecer?

Oi gente! 🙂

Quem aqui acha que “comer folha” serve apenas para emagrecer? Só pode ser, já que são opções com calorias reduzidas e muita fibra que dá sensação de saciedade, não é? ERRADO.

Costumo incentivar meus pacientes a mesclarem, fazerem mix, cama de folhas, não apenas para comerem bastante “mato” e esquecerem o chocolate, mas sim para, principalmente quem está em uma dieta restrita de alimentos, ingerirem muitos nutrientes importantes para nosso corpo e que muitas vezes estão em falta exatamente pela pouca variedade de comida que é ofertada. Sem falar que misturar folhagens fica uma delícia, pois algumas folhas são amargas, outras picantes, outras mentoladas, etc.

Vou agora fazer uma comparação usando alface-americana, que é o primeiro ingrediente citado nas consultas; a rúcula, amada por uns e odiada por outros e o agrião… agrião? Muita gente nem conhece. Todos os comparativos a seguir são com 100 gramas de cada.

Alface Americana
Alface Americana

Alface-americana: tem sabor suave em relação às outras folhas, mas não só o sabor que é, pois o alface tem as substâncias lactupirina e lactucina que são consideradas calmantes naturais, assim, consumindo-o, estará suavizando o seu dia. Possui apenas 9 calorias, assim podemos ingerir sem medo; tem quantidades razoáveis de vitamina A e C; Nos minerais são 136mg de potássio, 19mg de fósforo e 6 mg de magnésio. Precisa comer muito alface para garantir esses nutrientes em boa quantidade. Então que tal fazê-lo a base da salada e adicionar mais nutrientes com…

Rúcula
Rúcula

Rúcula: esta ESBANJA potássio, importantíssimo para a saúde do coração por aumentar a elasticidade das artérias. Tem 233mg a cada 100g. Essa folha de sabor picante possui 25mg de fósforo, 18mg de magnésio, rica em sais minerais, vitamina A, C e K, que além de combater os radicais livres por serem antioxidantes também dão suporte ao sistema imunológico, possui o sulforafano, um fitoquímico que ajuda a combater substâncias cancerígenas, etc. Tudo isso com apenas 13 calorias. E a salada passou de apenas suave para picante também. E que tal tentar mais um…

Agrião
Agrião

Agrião: nem todo mundo conhece, mas é uma folha de “peso”. Com sabor forte e 17 calorias, o agrião tem ação expectorante, adstringente, descongestionante, digestiva, diurética, excitante, estimulante, anti-inflamatória, anti-icterícia, anti-térmica, cicatrizante, depurativa, tônica e fortificante. São 51mg de fósforo, 218mg de potássio, 18mg de magnésio, campeã com 2,7g de proteínas, boa quantidade de vitaminas A,C, B6 e B3. Ajuda no combate de doenças do pulmão, diabetes, anemia, raquitismo, purifica o fígado, rins e estômago, É MUITA COISA. Porém é contra indicado para mulheres no início da gravidez por ter efeito abortivo.

Nossa salada está esbanjando saúde e nosso corpo agradece. Então não se limite apenas ao alface, descubra novas folhagens, adicione mais sabor e SAÚDE.

Beijos da nutri

Camilla Gadelha

Comentários

  1. […] Alface americana: após bem lavado, principalmente entre as folhas, retirei as folhas meio murchas e destaquei do talo, cortando pela metade as folhas. Benefícios do Alface: Tem sabor suave em relação às outras folhas, mas não só o sabor que é, pois o alface tem as substâncias lactupirina e lactucina que são consideradas calmantes naturais, assim, consumindo-o, estará suavizando o seu dia. Possui apenas 9 calorias, assim podemos ingerir sem medo; tem quantidades razoáveis de vitamina A e C; Nos minerais são 136mg de potássio, 19mg de fósforo e 6 mg de magnésio. Precisa comer muito alface para garantir esses nutrientes em boa quantidade. – MissFit […]

  2. […] Alface americana: após bem lavado, principalmente entre as folhas, retirei as folhas meio murchas e destaquei do talo, cortando pela metade as folhas. Benefícios do Alface: Tem sabor suave em relação às outras folhas, mas não só o sabor que é, pois o alface tem as substâncias lactupirina e lactucina que são consideradas calmantes naturais, assim, consumindo-o, estará suavizando o seu dia. Possui apenas 9 calorias, assim podemos ingerir sem medo; tem quantidades razoáveis de vitamina A e C; Nos minerais são 136mg de potássio, 19mg de fósforo e 6 mg de magnésio. Precisa comer muito alface para garantir esses nutrientes em boa quantidade. – MissFit […]

XSLT by CarLake