Saudável? Só que não!

Com o corre corre do dia-a-dia procuramos praticidade. Isso também entra na parte nutricional. Alimentos para levar para o trabalho, carregar na bolsa e não sair da dieta são lançados no mercado todo dia, mas será que realmente é o que diz? Saudável? Só que não!

Vou listar abaixo alguns exemplos e o que eles escondem.

saudaveis SQN2

Cereal Matinal: vemos propagandas onde mostram crianças ativas, felizes, correndo, praticando esportes, ou de adultos com mais energia e disposição para enfrentar o dia de trabalho, ou para regular o intestino, todos eles comendo cereais matinais. Falando dos cereais para crianças eles garantem dar energia só que você não sabe que é devido a grande quantidade de açúcar. Seu filho terá tanta glicose no sangue (hiperglicemia) que vai sair cheio de energia, mas como a absorção da glicose é rápida logo logo se sentirá fadigado e cansado com hipoglicemia. Há os sem açúcar, com mais fibras, para emagrecer, geralmente para adultos, que possuem grande quantidade de glúten (trigo e malte) e xarope de açúcar. Estes ingredientes dificultam a digestão e ainda impedem a absorção de outros nutrientes.

Barrinhas de cereais: salvam o dia em qualquer situação. Será? Na teoria são ricas em fibras, mas na verdade muitas são ricas em açúcar, gordura saturada e sódio. Exceções que possuem realmente as fibras como principal componente. Se for optar por uma barrinha, que seja de frutas. Elas são naturalmente doces. Na verdade, para saber o que você está comendo basta olhar a lista de ingredientes. Não é a tabela nutricional, é a lista de ingredientes. Eles são colocados pela ordem de quantidade, assim o que vem primeiro é o ingrediente em maior quantidade. Opte pelas barrinhas que iniciam com as fibras, fique de olho também no açúcar, sódio, em que posição eles aparecem. O que eu gosto de fazer são mix de frutas secas e de oleaginosas, por exemplo: 2 damascos secos, 2 tâmaras, 2 castanhas do pará e um punhado de amendoim (esses últimos secos, não torrados, e sem sal). Assim você tem todos os nutrientes que uma barrinha deveria oferecer e praticidade pois pode por em um pote na bolsa e levar pra onde quiser sem precisar de geladeira e sem o risco de ter excesso de sódio, açúcar refinado, conservantes, etc.

saudaveis SQN3

 

Frozen Yogurt: amamos falar que é saudável porque é de iogurte. Podem ser uma boa opção se realmente usar o iogurte. Algumas marcas andam misturando com o sorvete comum, este cheio de gordura saturada e trans. Mais uma vez devemos observar os ingredientes e o rótulo. Quanto mais próxima de zero a porcentagem de gordura, melhor.

Produtos light e diet:  Se você pensa: “é light/diet então posso comer muito”, está enganada. Geralmente para se manter o sabor doce quando não se tem açúcar o sódio é aumentado. Quando se tira um ingrediente, outro aumenta. Dependendo do ingrediente que aumenta é melhor consumir uma pequena quantidade do produto tradicional.

saudaveis SQN4

 

Suco de caixinha: mas é da fruta! Até onde? Quanto tem de fruta? Geralmente o néctar de fruta, suco de caixinha, o em pó e até os ditos naturais possuem açúcar tanto quanto e até mais que o refrigerante, além do sódio que parece estar em tudo, conservantes, corantes e aromas artificiais. As vitaminas são bastante reduzidas, perdidas. Melhor fazer um suco natural da fruta ou se quiser praticidade escolha uma boa água de coco, até as industrializadas contém menos sódio que os sucos de caixinha.

A dica é sempre conferir a lista de ingredientes, saber o que realmente compõe o alimento que está ingerindo.

Beijos da nutri. 🙂

XSLT by CarLake