Um broto de saúde!

Você quer ficar um broto? No tempo dos avós a palavra “broto” definia um indivíduo, namorado(a) bonito(a), bem conservado(a). Se quer virar um broto de saúde inclua os BROTOS na sua dieta.

De uso pouco conhecido pois ninguém coloca na lista de compras embaixo do alface “lembrar de comprar broto de alfafa” e também são poucos os restaurantes que possuem em seus menus, os brotos são bombas nutritivas e de muito sabor. São embriões de plantas germinadas ricos em vitaminas, fósforo, ferro, proteínas, entre outros. Podemos suprir nossa cota diária de vários nutrientes adicionando eles à salada, aumento da imunidade, garantir o bom funcionamento do intestino, eliminar os radicais livres e outras doenças com uma grande quantidade de antioxidantes, etc. Vamos conhecer 3 tipos de Brotos:

 

broto de feijão

Broto de feijão: podemos ter o broto de vários tipos de feijão: fradinho, mungo, roxo e azuqui. O fradinho muita vitamina C e potássio. O mungo ou feijão-da-índia possui vitaminas A e C, fósforo e ferro. O roxo vitaminas do complexo B, cálcio, potássio e ferro. E o azuqui é rico em proteínas, ferro e vitamina C. ATENÇÃO: esses brotos não devem ser consumidos crus devido a uma bactéria que se prolifera na germinação. Melhor consumi-lo cozido. Que tal uma sopa de broto de feijão mungo? Ele é usado no oriente para baixar febres.

Foto: Reprodução / Rodrigo Azevedo

Broto de alfafa: essa sim é vitaminada, tem vitamina: A, B1, B3, B5, B6, B12, C, D, E e K. Essa fortalece o sistema imunológico e ainda é rica em uma substância que dissolve as placas que entopem as artérias e baixa o colesterol. Nos minerais conta com: cálcio, cobre, potássio, magnésio, ferro, selênio e zinco. Uffaa.. tem mais! Controla as ondas de calor da menopausa e protege contra a leucemia.

Foto reprodução / TV Gazeta

Broto de lentilha: este broto é um PLUS na dieta de quem não come carne, pois sua composição conta com 24% de proteína. Tem as vitaminas C, E e ácido fólico. Dos minerais tem o ferro, fósforo e potássio.

APROVEITEM e saiam da salada alface, tomate e cebola adicionando os brotos. Você vai virar um brotinho! rsrsrs

Beijos da nutri,

Camila Gadelha

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