fbpx

6 alimentos para um sorriso mais bonito

A procura por tratamentos e dicas de cuidados individuais que proporcionem mais beleza aos dentes, tem crescido muito em todo o país. Mas, o que muita gente ainda não sabe é sobre a importância dos alimentos para um sorriso mais bonito e harmônico.

E isso acontece porque, como as comidas estão sempre em contato direto com as estruturas dentárias, elas possuem uma grande influência na saúde bucal, podendo impactar positiva ou negativamente na aparência e na integridade da dentição.

Por isso, os pacientes que desejam desfrutar de todos os benefícios proporcionados por um belo sorriso, precisam se atentar aos itens que compõem a dieta e os que deveriam começar a fazer parte do cardápio diário.

Como a alimentação pode interferir no sorriso

A beleza dos dentes e um sorriso radiante são muito importantes para a autoestima das pessoas, para a qualidade de vida e para a manutenção do bem-estar geral.

Isso acontece pois sorrir auxilia na produção de serotonina e endorfina, fazendo com que os pacientes se sintam mais felizes e satisfeitos.

Além disso, o cuidado com a saúde bucal – por meio da higienização adequada ou através do uso de acessórios, como o aparelho de dente – proporciona uma maior resistência a inflamações, facilitando o combate a doenças que podem comprometer todo o organismo.

Neste cenário, os costumes alimentares desempenham uma função muito importante, tanto na manutenção do fortalecimento do sistema imunológico, quanto no cultivo de dentes mais resistentes e harmônicos.

Isso porque, as comidas que ingerimos estão tão diretamente relacionadas à formação de estruturas bacterianas que podem danificar a superfície dental, quanto são responsáveis pelo fornecimento de vitaminas e minerais que fortalecem essas estruturas e combatem as:

  • Placas bacterianas;
  • Tártaro;
  • Cáries;
  • Gengivites;
  • Doenças periodontais.

A alimentação pode, inclusive, interferir no clareamento dental quanto custa, pois a ingestão constante de bebidas ácidas ou de comidas com muitos corantes, fazem com que os pigmentos escuros voltem a se acumular mais rápido no esmalte dentário.

Assim, o paciente irá precisar fazer a manutenção do tratamento com uma frequência muito maior, o que acaba interferindo nos valores. E o mesmo se dá com a colocação da lente de contato dental quanto custa.

6 alimentos que melhoram a beleza e a saúde dos dentes

Constantemente ouvimos sobre os cuidados que devem ser tomados com as guloseimas que prejudicam os dentes, propiciando o desenvolvimento de diversos desgastes e problemas estéticos.

No entanto, existem outros tipos de comidas que não somente fazem bem e auxiliam o fortalecimento, como também melhoram a aparência geral do sorriso e até agem como importantes aliados para a higienização.

Deste modo, entre os alimentos que mais beneficiam a saúde oral, os pacientes podem sempre recorrer a:

  • Maçã

Por ser um alimento muito fibroso, a maçã é uma das frutas que mais ajudam na saúde e beleza dos dentes.

Isso porque, ela promove a remoção de restos de alimentos e incentiva o aumento da produção salivar, protegendo o sorriso da ação bacteriana e impedindo desgastes no esmalte dentário.

No entanto, os pacientes que tenham feito recentemente uma restauração dente da frente ou que utilizem aparelhos, precisam cortá-la em pedaços menores para evitar o esforço excessivo das estruturas.



  • Cenoura

Quando consumida in natura, a cenoura exige muita mastigação e saliva, isso faz com que toda a cavidade oral fique mais protegida e hidratada.

Além disso, a saliva é um ótimo recurso para remineralizar os dentes, assim, comer cenoura crua pode fazer os dentes ficarem mais fortes.

Os especialista em aparelho dentário recomendam, contudo, que os pacientes que possuam o dispositivo fixo comum ou lingual, evitem esse tipo de alimento devido ao alto risco de quebras.

  • Salmão

Assim como os demais peixes de água salgada, o salmão é rico em flúor, cálcio e vitamina D. Essas vitaminas são responsáveis pela remineralização da estrutura dental e ainda mantém os tecidos orais livres de placas bacterianas e cáries.

  • Queijo

Rico em cálcio, ácido láctico e caseína, os derivados do leite são muito importantes para a manutenção estrutural das arcadas dentárias.

Eles ajudam na reparação da camada de proteção dos dentes e ainda equilibram a acidez do sangue.

  • Nozes

As oleaginosas – como as nozes, castanhas, avelãs e amêndoas – são alimentos que possuem uma concentração alta de gordura natural.

Assim, quando mastigadas, essas comidas liberam óleos que formam películas protetoras sobre os dentes, fazendo com que as bactérias não consigam formar a placa microbiana.

  • Água

A hidratação é fundamental para o funcionamento do organismo, para o estímulo da produção de saliva e para a limpeza dos dentes, pois ajuda remover bactérias e restos de comida.

Mas, a importância de beber água com regularidade pode ser sentida inclusive na melhora do hálito.

É muito importante lembrar que a realização dos tratamentos estéticos odontológicos, como o clareamento dental e as facetas de porcelana, irão depender da saúde e integridade das estruturas orais.

Ingerir esse tipo de alimento ajuda no fortalecimento e na prevenção de doenças, tornando os dentes mais bonitos e o paciente apto para as intervenções cosméticas. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

 

Download Grátis
E-BOOK GRÁTIS
Por Tempo Limitado
RECEITAS FÁCEIS, RÁPIDAS E BARATAS
Baixe seu e-book gratuito com 10 receitas de sucesso do blog