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Cuscuz : um Carboidrato que emagrece.

O cuscuz é consumido em todo Brasil, mas tomou força principalmente nos estados do nordeste. Seu preparo é simples, pode ser salgado ou doce; também é versátil acompanhando carne vermelha, branca, coco, leite, legumes, o que quiser; nutritivo e delicioso é bem vindo no café da manhã, no almoço e no jantar. E se eu disser que além disso tudo é uma ótima opção para dietas de emagrecimento e de ganho de massa magra? Podemos classificar um carboidrato que emagrece: cuscuz.

A matéria prima do cuscuz é o milho. Um cereal rico em carboidratos complexos, sendo assim uma ótima fonte de energia.

  • Possui fibras que regulam o trânsito intestinal
  • Baixa o colesterol
  • Aumentam a saciedade
  • Tem vitaminas como a B1 (vitamina) que auxilia nos impulsos nervosos e transmissões entre os neurônios
  • Vitamina A que participa da regeneração celular, dá brilho e vitalidade para a pele, unhas e cabelos e é aliada no bom funcionamento do pulmão
  • Rico em ácido fólico que ajuda na prevenção de doenças cardíacas
  • Não tem glúten, então está liberado para quem tem sensibilidade ou é celíaco.

Uma xícara de cuscuz possui 176 calorias que é um valor calórico baixo se comparado a uma xícara de arroz com 205 calorias e de quinoa com 222 calorias. Sem falar que ao receber água, ao ser cozido, os flocos são hidratados, ocupam mais espaço, e 100g viram 113 calorias. Cabe direitinho na dieta, analisando a quantidade de calorias diárias para a dieta do indivíduo, e no bolso, pois é um produto barato.

Foto: ‘Rancho Matuto’, prato que é exclusividade do Rancho do Cuzcuz
Cuscuz um carboidrato que Emagrece, mas desde que seja consumido com moderação e acompanhado com alimentos saudáveis. Foto: Rancho Matuto

Para quem quer ganhar massa magra o cuscuz pode ser adicionado no pré ou no pós-treino. No pré-treino, como é um carboidrato complexo, deve ser consumido com 1 hora de antecedência. No pós-treino deve ser associado a uma fonte de proteína magra como omelete ou um grelhado. Para quem quer emagrecer substituir o pão do café da manhã comendo cuscuz com um queijo magro assado; o arroz no almoço por uma farofa com vegetais; ou optar por uma porção pequena com leite de coco bem quentinha no jantar.

O cuscuz auxilia na dieta, mas na quantidade certa. Excedendo ele pode engordar. Consulte um nutricionista e adicione essa delícia e outras à sua dieta!

Como Preparar o Cuscuz

Essa receita de cuscuz é para preparar a base, a maneira de servir e o recheio, fica à sua escolha.. 🙂

Caso você não tenha cuscuzeira, que é a panela de fazer cuscuz, você pode colocar em banho Maria, cozinhando no vapor, com uma panela maior com água fervente e outra menor com o cuscuz, mas tem que tampar.

Ingredientes

3 porções de flocos de milho para 1 de água.
1 pitada de de sal.

Modo de Preparo

Umedeça o flocos de milho com a água em temperatura ambiente e deixe reservado por cerca de cinco minutos. Coloque água na cuscuzeira até chegar a marca indicada na panela. Depois coloque o separador da cuscuzeira, e coloque o fubá. Aí é só deixar cozinhar por 10 minutinhos e prontinho!

Camila Serakides

Camila Serakides

autora do blog MissFit, viu sua vida ser transformada quando foi apresentada ao mundo dos esportes e da alimentação saudável. Adora experimentos na cozinha, viajar pelo mundo e praticar esportes.

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