fbpx

Hálito cetônico: O que fazer quando a dieta afeta a saúde bucal?

Hálito cetônico é a acetona que dá ao hálito o cheiro de cetose, que é um aroma doce e frutado. Isso acontece quando uma pessoa passa muito tempo sem se alimentar, forçando o corpo a liberar corpos cetônicos, os responsáveis pela halitose.

Quem segue uma dieta low carb nem sempre sabe que o hálito tende a mudar. Seu gosto fica metálico, lembrando a acetona ou mesmo adocicado por causa das alterações que o corpo precisa fazer para se adaptar à falta da glicose no organismo ou ao jejum prolongado.

A glicose é responsável por dar energia ao corpo, então, ao ficar muito tempo sem se alimentar ou não consumir carboidratos, o organismo busca suprir essa necessidade de outras formas.

Uma delas é quebrar os ácidos graxos ou a gordura, já que a cetose é um processo natural do organismo para produzir energia através da gordura, quando não glicose suficiente.

 

Saiba quais são os sintomas

Os sintomas podem variar de organismo para organismo, sumindo depois de alguns dias. Alguns deles incluem:

  • Hálito com sabor metálico;
  • Halitose;
  • Vontade constante de urinar;
  • Aumento da sede;
  • Diminuição da fome;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea;
  • Fraqueza.

Através de exames de sangue e de urina é possível verificar a quantidade de corpos cetônicos e confirmar o diagnóstico. 

 

O que fazer para evitar

Esse é um problema que pode ser evitado através da alimentação e da pausa entre elas. Pessoas que sofrem com essa reação do organismo devem saber que não devem ficar muitas horas sem se alimentar.

Dietas costumam ter uma influência positiva na saúde bucal, isso porque, com a restrição de carboidratos, o paciente controla o consumo de açúcar que é prejudicial aos dentes. No entanto, é necessário estar atento a problemas como o hálito cetônico.

Essa restrição a carboidratos também é capaz de reduzir inflamações como gengivite, pois evita a proliferação de bactérias na boca e ajuda na saúde geral da boca, contudo, pode ocorrer odor. 

Para tanto, mastigar chicletes sem açúcar pode ajudar a prevenir, já que isso estimula a salivação e a refrescar o hálito. Comer verduras e grãos integrais, evitar carboidratos refinados, beber bastante água e manter bons hábitos de higiene bucal serão fundamentais para evitar o problema.

Uma boa forma de tratar o hálito cetônico, além das citadas, é adicionar ervas frescas à água ou aos chás. Cravo, canela, hortelã e erva doce, por exemplo, purifica o hálito naturalmente, livrando o paciente do cheiro ao falar ou respirar.

Outra forma de tratar é usar cremes dentais de sabor menta e hortelã, já que esses deixam a boca limpa e fresca.

 

A importância das clínicas odontológicas 

É importante que um profissional da saúde qualificado esteja acompanhando a dieta cetogênica do paciente. Isso ajudará o paciente a estar no caminho certo para a saúde geral do organismo sem esse tipo de efeito colateral.

Visitar periodicamente clinica odontologica é fundamental para a saúde geral da boca e também do organismo. 

Essas visitas são importantes tanto para a orientação quanto para prevenção de problemas bucais e podem iniciar desde a primeira dentição, já que os cuidados com os dentes são importantes em qualquer fase da vida e, quanto antes começarem, melhor para o futuro da saúde bucal.

Um dentista especialista em protese é uma das especialidades para quem sofre com a falta de um ou mais dentes.

Hoje as pessoas têm maior acesso à informação e, por isso, estão cada vez mais conscientes sobre a solução de problemas que, antes, quase não eram resolvidos adequadamente. 

Por esse motivo, os tratamentos estão cada vez mais inovadores e satisfatórios. Os profissionais estão evoluindo conforme a exigência da sociedade em buscar solução, conforto e recursos que melhorem problemas funcionais sem que a estética seja afetada como antigamente. 

Dentista para fazer canal é o indicado para tratar problemas funcionais mais complexos, já que quando a cárie atinge a polpa do dente, o paciente sofre com dores fortes e que afetam a sua qualidade de vida.

Portanto, esses profissionais especializados estão se dedicando a cada dia, junto com a evolução da tecnologia na odontologia, para devolver o bem estar dos seus pacientes. 

A busca pelas melhores clínicas de implantes dentários sp registra cada vez mais um maior número de pessoas em busca do sorriso perfeito e que solucione problemas de mastigação, fala e até mesmo respiração, além da estética. 

Entregar um problema tão complexo na mão de um profissional exige confiança e segurança, acima de tudo. 

Antes a maioria das pessoas temiam frequentar clínica de dentista, mas nos dias atuais, com uma população mais vaidosa e competitiva, os consultórios estão cheios, seja para questões estéticas ou funcionais. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.






 

Download Grátis
E-BOOK GRÁTIS
Por Tempo Limitado
RECEITAS FÁCEIS, RÁPIDAS E BARATAS
Baixe seu e-book gratuito com 10 receitas de sucesso do blog