fbpx

Mitos e verdades sobre alimentação saudável e 4 benefícios dela para sua saúde bucal

Tendo em mente que existem muitos mitos e verdades sobre a saúde bucal em que muitas dessas informações falsas causam um certo desconforto para as pessoas. 

 

Sem saber exatamente em o que acreditar ou no que não, é importante buscar a orientação de um profissional na área da saúde ou odontológica.

 

E então com essas orientações, pode-se facilmente adquirir o conhecimento necessário sobre para ter uma boa saúde bucal. 

 

Dentre essas informações falsas, temos algumas como: “colocar lente de contato dental de resina pode ser prejudicial aos dentes” ou “ tratamentos com aparelhos transparentes são mais longos” , por isso, é fundamental a orientação de um dentista diante dessas dúvidas.  

 

Procure mais perto de você, um profissional do ramo, pois fica mais fácil distinguir o que realmente é mito ou verdade. 

 

Mesmo sabendo que ainda existem pessoas que preferem acreditar nos mitos que vêem nas redes sociais ou na internet em geral, temos aqui algumas dicas para que você não caia nesses golpes sobre a saúde bucal. 

 

Portanto entenda para que a sua saúde bucal esteja realmente alinhada com a sua saúde física, é de extrema importância que a sua alimentação colabore com isto. 

 

Tendo em mente que alguns alimentos são benéficos e outros maléficos para o aumento de calorias e ganho de peso em seu corpo.

 

É preciso realmente analisar  quais alimentos prejudicam a sua saúde, pois podem interferir no próprio esmalte e na cor dos seus dentes. Dando então a aparência de amarelado e um certo desleixo em relação a sua higiene bucal, que afeta diretamente o seu organismo. 

 

E essa relação com os alimentos influenciam também na prática da digestão, como a mastigação, pois se você sente que tem problemas com esse simples hábito, pode procurar ajuda de um dentista de sua confiança.

 

Em alguns casos, problemas de mastigação ou mordida torta, é necessário colocar um aparelho ortodôntico transparente, para que não fique visível e cause um desconforto na fala ou até para ingerir alimentos.

 

Outro ponto importante, é cuidar da alimentação para que não ocorra aquelas aftas causadas muitas vezes por alimentos ácidos, que agridem mais ainda os machucados no interior da boca, ocasionados através dos aparelhos convencionais.

 

Com essas informações, entendemos agora a importância da mastigação para seu físico e rotinas saudáveis, pois a má digestão causada por um desvio em seus dentes, atrapalha muito e causa desconfortos abdominais.

 

Isso afeta seus momentos de atividades físicas, causando cansaço imediato, fraqueza e tontura, tudo isso durante essas atividades, pois podem ocorrer só pelo fato do alimento não ter sido digerido de forma correta em nosso organismo. 

 

Se houver mais dúvidas sobre o que será possível mastigar no processo de tratamento bucal, pode ser consultado um especialista alimentar como: nutrólogos, nutricionistas e até seu dentista.

 

Para não tornar o seu processo de emagrecimento e saúde bucal mais demorado que o normal. 

 

Conheça 4 alimentos para o bem da sua saúde bucal 

 

  1. Brócolis

O brócolis, por ser um vegetal rico em ferro, cálcio e entre outros nutrientes, auxilia muito na saúde bucal pois forma uma proteção ao esmalte dental, protegendo assim a cor e naturalidade do seu sorriso.  

  1. Folhas escuras

Já as folhas escuras mantendo ainda falando sobre folhagens temos  algumas que também o cellino como:  a couve, o almeirão e o espinafre.

 

Que são um bom exemplo como o espinafre que tem uma rica propriedade em fibras, ajudando então na higiene dos dentes de forma natural. 

 

Dentre os outros também que se encontram acima citados, além de manter o ph da nossa boca neutro, previne em muitos casos até cares e doenças gengivas.

 

Não atrapalha para quem usa aparelho ortodôntico safira por conta das folhagens poderem ser preparadas de diversas formas. 

  1. Laranja

Já a laranja sendo uma fruta muito conhecida e acessível para a população, podemos encontrar a riqueza da vitamina C, que é uma substância responsável na produção do colágeno que oferece a saúde necessária para a gengiva.

 

Como a sua riqueza de nutrientes e vitaminas, que é encontrada na laranja, não afeta nem interfere para o uso de aparelho dental invisível, sem causar alterações de cor.

 

  1. Iogurte

Os derivados do leite por si só já trazem benefícios para o estômago, quanto aos               dentes, pois é um antibactericida natural.

 

Principalmente o Iogurte que é realiza naturalmente o combate de doenças gengivais e com isso sua saúde da gengival pode ter uma melhora significativa de sensibilidades.

 

Sendo um probiótico, diminui o crescimento das bactérias, reduzindo até o mau hálito; significativo para o uso de aparelho ortodôntico invisível e quem não faz uso de nenhum tipo de aparelho, mas sofre com esse problema. 

 

Entendendo que é importante regular a alimentação e seus benefícios

 

Agora sabemos a importância de alguns alimentos para a nossa saúde bucal, com o apontamento de que muitos mitos sobre a interferência desses alimentos citados ao invés de prejudicar o esmalte dental ou a afetar a gengiva de forma negativa.

 

Realmente eram apenas mitos, pois realmente é importante fazer o uso deles, para a sua saúde física e bucal. 

 

Você realmente pode evitar alguns líquidos e alimentos tais como: café, bebidas alcoólicas, doces industrializados com pigmentação à base de corantes, miojo e entre outros. 

 

Mas, para a sua boa higiene bucal temos muito mais variações, como as que foram dadas como exemplo e explicação sobre suas funções. 

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Download Grátis
E-BOOK GRÁTIS
Por Tempo Limitado
RECEITAS FÁCEIS, RÁPIDAS E BARATAS
Baixe seu e-book gratuito com 10 receitas de sucesso do blog