fbpx

Problemas com calos: 7 dicas naturais para tratá-los

Quais são as causas?

Sapatos muito apertados são o primeiro motivo para ter problemas com calos. Eles pressionam os pés e causam má circulação sanguínea. Como resultado, os tecidos da pele não são oxigenados o suficiente e se enchem de toxinas. 

Caso contrário, sapatos muito soltos causam fricção repetida da pele. Esse atrito causa inflamação, sensação de queimação e espessamento do estrato córneo.

Outros fatores como meias de má qualidade e deformidades plantares são responsáveis ​​pelos calos nos pés. Prefira o uso de meias de algodão e escolha sapatos femininos com o tamanho certo e adaptados à sua morfologia plantar.

Onde aparecem os calos?

As calosidades nos pés são identificadas por uma zona de descamação mais ou menos extensa, um contorno indefinido e uma textura dura ao toque. Os calos são amarelados e se desenvolvem nas áreas de pressão. 

Eles são mais frequentemente localizados nas laterais do pé ao nível da sola ou do calcanhar ou sob os pés ao nível da sola, na junção entre os dedos e a frente do pé. 

Qual é o tratamento médico?

É usado um medicamento que contém ácido salicílico. Este componente permite combater o espessamento da pele. Os curativos hidrocolóides também podem ser comprados em farmácias. Este tipo de curativo alivia áreas sensíveis e promove a cicatrização.

Quais são as consequências a longo prazo?

Os calos mal tratados ou não tratados se desenvolvem em rachaduras na pele e depois em rachaduras dolorosas, às vezes levando a uma infecção da pele.

7 remédios naturais para tratar calos nos pés

 

1. Um escalda-pés com bicarbonato de sódio

Nada melhor do que um escalda-pés para suavizar os tecidos epidérmicos. O calor provoca a dilatação dos poros e aumenta o fluxo sanguíneo permitindo uma melhor irrigação. 

Combinado com bicarbonato de sódio, o calor acelera o processo de cicatrização. O bicarbonato de sódio tem a particularidade de eliminar as impurezas da pele, oxigenando os tecidos cutâneos e promovendo a regeneração celular 

Para realizar este tratamento:

  • Despeje 500 g de bicarbonato de sódio em uma bacia temperada a 38°;
  • Mergulhe os pés por 15 a 20 minutos;
  • Esfregue com uma pedra-pomes por alguns minutos; 
  • Lave os pés com água morna para remover a pele morta, depois seque-os com uma toalha de algodão;
  • Aplique um creme de manteiga de karité em todos os pés. 

2. Uma esfoliação com açúcar e azeite

Uma esfoliação regular 2 a 3 vezes por semana é necessária para remover os calos. O açúcar é um esfoliante natural. Elimina a pele morta. Estimula a microcirculação sanguínea e participa na renovação celular. O açúcar melhora a aparência da pele, tornando-a macia.

O azeite, por outro lado, nutre e hidrata profundamente. O seu teor de vitamina E protege e melhora a elasticidade da pele. Para preparar este esfoliante, basta misturar 2 colheres de açúcar com uma colher de azeite. Aplique em uma massagem circular nos pés, enfatizando as áreas calejadas.

3. Vinagre de cidra

O vinagre de maçã é ótimo para os pés. Seu pH ácido destrói bactérias, trata infecções fúngicas e suaviza a pele. O vinagre de maçã é antioxidante e atua como protetor da pele.

Para tratar calos:

  • Despeje 50 ml de vinagre de maçã em uma tigela pequena de água quente e molhe um pano fino;
  • Aplique o cataplasma nos calos e segure o tecido com um curativo e uma meia;
  • Deixe durante a noite.
  • No dia seguinte, esfregue com uma pedra-pomes e hidrate os pés com azeite.

4. Um molho natural com suco de limão

Rico em vitamina C, o limão restaura a elasticidade da pele, acelera o processo de cicatrização e reduz a inflamação. Também ajuda a prevenir rachaduras.

Para preparar o seu tratamento caseiro:

  • Corte um limão ao meio, esprema-o e colete as raspas em uma tigela;
  • Molhe duas bolas de algodão até que o suco de limão seja completamente absorvido;
  • Coloque as almofadas de algodão sobre os calos, mantendo-os no lugar com fita adesiva médica;
  • Deixe durante a noite.
  • No dia seguinte, lave os pés ao acordar. Repita este método até a recuperação. 

5. Um bálsamo corporal com óleo de rícino

O ácido ricinoleico contido no óleo de rícino repara a pele danificada e inflamada e ajuda a aliviar a irritação. O óleo de rícino é hidratante, nutritivo e protege a epiderme formando um véu protetor. É muito eficaz contra calosidades nos pés e permite encontrar uma pele macia.

6. Um fluido cosmético com óleo essencial de Ylang-ylang

Conhecido por suas propriedades antioxidantes, o óleo essencial de Ylang-ylang purifica a pele restaurando seu tom. Tem a capacidade de estimular o funcionamento e a renovação das células da pele.

Em uma tigela, misture 2 gotas de óleo essencial de Ylang-ylang com uma colher de chá de óleo vegetal de amêndoa doce e aplique na área afetada. Repita esta técnica 3 vezes ao dia para reduzir os calos. Esta receita natural é fácil de fazer e leva pouco tempo.

7. Uma pomada natural com aloe vera

Rico em ingredientes ativos, o aloe vera é um aliado para a sua pele. O gel contido nesta planta acalma e alivia as queimaduras na pele. 

Aloe vera é um poderoso agente cicatrizante, ajuda a reconstruir a epiderme e mantém a hidratação da pele. É ideal para tratar calosidades.

Use um ramo de aloe vera de 2 a 3 colheres de chá, dependendo da área a ser tratada. Aplique na pele em movimentos circulares. Você pode realizar este remédio natural uma ou duas vezes por dia.

Como prevenir o aparecimento de calos?

Passos a tomar para evitar calos:

  • Opte por sapatos com sola grossa;
  • Esfoliar regularmente;
  • Hidratar a pele diariamente com óleo vegetal como óleo de coco ou óleo de amêndoa doce;
  • Lave-se com um sabonete de surgras orgânico à base de argan.

 

Download Grátis
E-BOOK GRÁTIS
Por Tempo Limitado
RECEITAS FÁCEIS, RÁPIDAS E BARATAS
Baixe seu e-book gratuito com 10 receitas de sucesso do blog